Nessa semana passada, numa dessas tardes lindas e frescas aqui da nossa primavera carioca, juntei os meninos e fomos plantar algumas novas “mudas” no quintal.
E entre mudinhas de tomate, maracujá e orquídeas, adivinhem quais foram as primeiras mudinhas escolhidas por eles para serem plantadas?
Sim, foram as 3 belas mudas pequeninas do nosso famoso “pau brasil”, que eles próprios fizeram questão de comprar, numa floricultura que visitamos recentemente em Teresópolis,na região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Mudinhas originárias de uma Ong chamada “Pau-brasil”, elas realmente atraíram de imediato os olhos dos meus meninos, e eles ficaram ansiosos e contentes com a idéia de tê-las aqui conosco…
E a carinha sorridente e animada do nosso David já diz tudo…(Rs…) Quando os chamei, ele veio logo correndo para plantá-las! (Rs…)
Então, imaginem a “bagunça” deliciosa, entre vasinhos, pázinhas, água e terra adubada, que foi se instalando e se espalhando calorosamente pela nossa velha varanda, que em poucos minutos se transformou num pequeno e adorável “horto” caseiro… (Rs…)
E mais rápido do que eu imaginava, o nosso pequeno “jardineiro” já estava, literalmente, com as mãos na massa! (Rs…)
Animadamente, e seguindo as instruções que vieram juntinho com as mudinhas, os antigos e pequenos vasinhos foram recebendo algumas cascas de pinus ao fundo e por cima uma boa terra adubada… Tarefas realizadas com aquele interesse e carinho especial que só as crianças sabem ter!
Logo, o irmão mais velho veio para juntar forças ao nosso pequeno “esquadrão ecológico”… (Rs…) Até ele estava todo orgulhoso de estar plantando uma mudinha preciosa da “árvore nacional”!
No diminuto folheto de instruções dizia:
“Sou uma mudinha de Pau-Brasil e você acaba de me adotar. Posso até viver em um vaso por muitos anos, e quanto maior o vaso,mais crescerei… Sou muito resistente, suporto bem o vento e o sol, mais preciso de pelo menos de 2 regas por semana. Cuide de mim, assim você estará ajudando a resgatar a memória de nossa terra. “
E assistindo aos meus meninos tão alegrinhos e interessados naquelas mudinhas preciosas, lembrei de um post que fiz já à bastante tempo atrás, sobre o “pau-brasil”, onde eu relatei alguns aspectos dessa nossa árvore tão especial e que deu origem ao nome do nosso país… Até hoje um dos meus posts mais visitados e de onde sempre recebo muitas perguntas sobre esta árvore maravilhosa, que ao mesmo tempo é tão famosa e muitas vezes tão esquecida pelo povo brasileiro!
Para quem não conhece muito sobre o assunto, o “Pau-Brasil” é uma árvore magnífica, nobre e bem forte, típica da Mata Atlântica Pluvial litorânea (onde há muita chuvas), que se estendia desde o nordeste brasileiro até o estado de São Paulo. Mas devido ao imenso e cruel desmatamento , e à alta redução deste ecossistema, atualmente é raro encontrarmos estas belas árvores na natureza. Pelas últimas estatísticas, algumas árvores de “pau-brasil” podem ainda ser encontradas na sua forma natural em alguns trechos de mata ainda preservados nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
E por sorte, devido as suas características “paisagísticas” ( pois são árvores bonitas, de belo porte e floração perfumada e encantadora), é que elas não estão extintas, e podem ser vistas em algumas praças e parques espalhadas pelo Brasil. Embora seja uma espécie que inspire cuidados, e costuma estar sempre presente na lista das espécies ameaçadas do nosso país. Um absurdo para uma árvore que é um verdadeiro “símbolo nacional” e demande o nosso especial carinho e respeito… Daí a preocupação em preservá-las e tê-las por perto… Afinal, devido ao início da nossa história,cada mudinha representa a origem e alma do nosso povo!
Mas hoje, daqui do aconchego do nosso quintal, olho pra essas nossas mudinhas ainda tão pequeninas, e sei que elas ainda tem um longo caminho para percorrer até crescerem e se tornarem grandes e exuberantes árvores. E apesar dos perigos da caminhada e das intempéries da natureza, as vejo com um futuro brilhante, floridas e repletas de novas sementes…Árvores de “Pau-Brasil” deslumbrantes e cheias de vida, abençoadas por Deus e ,aqui na terra, amparadas pela esperança e sonhos de todas as nossas crianças…
(imagem acima do meu antigo post “Pau~Brasil: A árvore da pátria”, com uma árvore bem jovem. já crescida num vaso, na casa de um dos nossos vizinhos)
Mas para todos que quizerem saber mais alguns detalhes da nossa estória com esta querida árvore é só acessar: http://msgteresa.wordpress.com/2011/01/07/a-arvore-da-patria-o-pau-brasil/
E vamos continuar plantando e ajudando na recuperação e preservação da natureza maravilhosa do nosso Brasil!!!
Beijos carinhosos dos meninos e das árvores daqui!!!!
