No lindo e fresco sábado passado, todo enfeitado de céu azul e leves nuvens alvas, saímos para passear nas montanhas, em busca de novos ares, novas inspirações e novas flores… Certamente um dia encantador para um passeio em família!
Nas nossas mãos, a companheira máquina fotográfica, e nos olhos, o desejo de ver a beleza única e deslumbrante da nossa brasileiríssima mata atlântica, que refugiada e protegida por lei, ainda sobrevive plena,magnífica e soberana,por quase toda a Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. Berço de tantas raras plantas e animais em extinção, a mata atlântica é mesmo um verdadeiro patrimônio de toda a humanidade, e sua indescritível beleza sempre toca em nossos corações!
Mas dessa vez, o nosso destino se estenderia um pouco mais acima, no alto da serra azulada, nos levando à cidade romântica de Teresópolis, cujo símbolo é a grande montanha em forma de uma “mão fechada com o dedo indicador para cima”, batizada de “Dedo de Deus”… E como negar a presença divina diante de uma paisagem tão maravilhosa?
E depois de um breve passeio pela cidade, decidimos a nossa rota: “Vamos caminhar entre as orquídeas!”
Neste caso, “caminhar entre as orquídeas” tinha um sinônimo especial, pois significava uma visita à um conhecido orquidário local, o famoso”Aranda”!
Fundado em meados da década de 80, este conceituado orquidário fica localizado em uma linda e ampla área verde, e é uma doce morada e berçário de inúmeras espécies de orquídeas, entre “híbridas” (plantas provenientes de cruzamentos entre espécies) e raras plantas nativas.
E passear pela área de exposição das orquídeas floridas é uma experiência de puro encantamento!
Suaves, delicadas,belas, coloridas, ou simplesmente deslumbrantes, as orquídeas que vimos por lá encheram a nossa alma de uma genuína alegria… Eram tantas orquídeas e tão bonitas, que os nossos olhos se perdiam em meio à visão de tanta singular beleza…Impossível dizer qual nos impressionou mais ou tocou mais na nossa emoção!
E enquanto desfrutávamos daqueles momentos, pequeninas surpresas ainda se revelavam aos nossos olhos admirados, como as belas borboletas que encontramos por lá… Muito coloridas e graciosas,exibiam seus seus “balés” diante de nós… Verdadeiros presentes das orquídeas!
E numa espécie de “jardim encantado das orquídeas”,entre muitas belas Cattleyas, Laélias, Phalaenopsis, Dendrobiuns e uma variedade de Paphyopediluns, os olhos da gente passeiavam e se perdiam em admiração… Como é mesmo incrível que a presença destas plantas nos traga tanta paz, alegria e sentimentos bons!
Algumas espécies de Dendrobium se mostravam em forma de lindos “cachos de florzinhas” e eram pura delicadeza…
Outras, exibiam flores tão exóticas que faziam a minha imaginação voar alto e me lembravam até “seres de um outro planeta”… (Rs…)
De repente, numa olhada mais atenta, em uma das bromélias que também residem neste maravilhoso jardim,e encontramos com um “sapinho” escondido… (Rs…)Um momento de graça e mais encantamento!
Dá pra ver o sapinho encolhidinho bem aqui no cantinho esquerdo da imagem… Um pequenino “mestre do disfarce”! (Rs…)
E a cada olhar, numa única direção, mais beleza em forma dessas mágicas flores…
As orquídeas chamadas de “sapatinhos” – Paphiopedilum- (umas das minhas preferidas) enfeitavam cada cantinho com suas admiráveis formas e cores…Sempre tão magníficas!!!
Pareciam até “sorrir” pra mim… (Rs…)
Então, olhei tanto para elas, que foi impossível resistir… E uma delas teve de descer a serra conosco, e já está aqui, morando no nosso pequeno e singelo jardim! (Rs…)
Todas tão queridas e preciosas plantas pra mim…
Com certeza, cada orquídea é como uma bela pintura da natureza…
Um carinho, e especial presente do Criador para nós, os seres humanos!
Na parte externa do orquidário, a natureza nos revelando ainda a sua grandeza, na forma de tantos pássaros e outras belas espécies de flores que encontramos por lá. Ainda um belo refúgio da amada mata atlântica…
Até sobre o tronco morto e caído ao solo, a vida se renovando na forma de musgos, líquens e pequeninas orquídeas e bromélias…
A força da vida que transborda em sagrado silêncio e faz renascer tantas novas esperanças!
Meus meninos encantados, aproveitaram esses preciosos momentos juntos à natureza…
Curiosos e alegres, se divertiram muito com os pássaros e esquilos ao nosso redor…
E eu espero que eles guardem sempre os encantos e as lições da natureza em seus corações!
Eu e meu marido repletos da alegria e deslumbramento que só um dia bem juntinho à natureza pode nos trazer!
E que bom compartilhar deste nosso passeio entre orquídeas com vocês!
Nosso beijo grande e carinhoso para todas as amigas e amigos que passam por aqui!!!
