E o novo ano enfim chegou, trazendo consigo uma bagagem de muita esperança e dias muito quentes aqui na nossa cidade maravilhosa.
Para mim, sempre um momento que nos convida para uma pausa, um tempo para planejar, sonhar e refletir, diante de mais uma nova etapa que se renova. Também um tempo para agradecer pelas bençãos recebidas,pelo grande dom da vida e, para nos dedicarmos à novas orações.
Para o nosso pequeno jardim, cada início de ano tem sido um verdadeiro desafio, uma vez que as altas temperaturas deste nosso cantinho no mundo nos trazem um sentimento de constante desconforto e insegurança. Afinal, como não sofrer frente ao calor tórrido e com poucas chuvas desses recentes verões cariocas?
Nesta época, acho que sofremos todos juntos, plantas, animais e seres humanos, todos nós simples habitantes desta terra super aquecida e tantas vezes ressecada.
Mas mesmo apesar de todas as dificuldades e sofrimentos causados pela estação tão quente, o nosso singelo jardim ainda nos sorri e constantemente nos oferece suas flores delicadas e seus pequeninos milagres de cada dia.
Que o digam as pequenas mudas de hibiscos, que ainda à espera de sua morada de plantio definitiva, continuam nos encantando com inúmeras “gotas” de poesia, através de suas flores imensas e tão lindamente coloridas… Sempre uma alegria que inunda e refresca os olhos da gente, a cada quente manhã que se anuncia…
E enquanto o verão desfila seus dias com a face de um cruel “Saara” pelos quintais desta imensa cidade, por aqui, no aconchego deste nosso querido jardim encantado, encontro pequenas e surpreendentes dádivas desta nossa valente e incansável natureza.
Tudo nos acenando com a certeza de que a força da vida e a esperança de dias melhores sempre compensam a nossa fé.
Digo isto com um sentimento de alegria e doce surpresa, quando me emociono com a visão de nossa antiga hortência, que desde anos aqui plantada, nunca havia nos presenteado com suas belas flores, e que neste início de tórrido verão, resolveu nos oferecer um “ensaio” sutil de pequeninas pétalas liláses…
Para mim, um verdadeiro milagre dos anjos deste nosso pequeno jardim!
E falando nos anjos que por aqui passeiam, como me esquecer daquele nosso vaso de camélia, onde a nossa graciosa “anjinha” parece ter semeado esta delicada e misteriosa plantinha, que apesar de desconhecermos o nome, a cada dia que passa, nos multiplica suas florzinhas pintadas de roxo e branco… Uma plantinha que magicamente nasceu nesse vaso e que bravamente resiste ao inclemente sol!
Sem dúvida, uma suave e surpreendente obra da natureza…
O mais extraordinário é que cada uma de suas arroxeadas flores é um genuíno presente, pois que surgem, uma após a outra, dia após dia, com uma “pintura” diferente…Nenhuma é igual à outra!
Impossível não sentir o milagre da vida em cada singela pétala de flor…
Então, ainda nesses dias quentes, uma nova surpresa apareceu em nosso quintal, e bem no muro da nossa garagem, um pequenino ninho nos chamou a atenção…
Ele estava tão bem disfarçado pela vegetação que cobre a parede!
Um ninho bem pequeno e gracioso, escondidinho no aconchego daquelas plantinhas…
Será que ele pertencia à um daqueles pequeninos passarinhos que sempre visitam o nosso quintal?
E que emocionante perceber que já havia dois filhotinhos dentro dele!!!!
Dois pequeninos “bocudinhos”, que logo colocaram seus biquinhos famintos para fora, quando assoviamos na entrada do ninho…
Na certa pensaram que éramos a mãe deles! (Rs…)
Mas difícil mesmo foi conseguir focar a lente da nossa máquina fotógráfica,pois esses graciosos filhotinhos não paravam quietos e de jeito nenhum queriam “posar” para uma simples fotografia… (Rs…)
Certamente, encontrá-los foi uma outra dádiva deste quente verão, mas também uma celebração do milagre da vida que se renova ao nosso redor…
Mas na verdade, não foram apenas esses pequeninos filhotinhos de passarinho que nos trouxeram a sensação de renovo à este nosso cantinho no mundo…
Ainda em dezembro, ganhamos mais uma companhia para alegrar o nosso quintal: Uma linda filhote de cachorro Akita , a nossa “Yuki”, uma cachorrinha branquinha,peralta, alegre e cheia de vida!
Ela é tão fofinha e inteligente, que logo encantou à todos nós… Imagine a alegria dos nossos meninos!
E quando chegou, ela se sentiu tão “em casa” que não chorou e nem fez manha…
Ela só pensa mesmo em brincar e nos fazer “festinha”!!! (Rs…)
Claro que ficamos preocupados com a reação do nosso cachorrão, também da mesma raça “Akita”, o nosso “Samurai”… Ele é sempre tão emotivo!
Mas apesar de nossas preocupações, até que o nosso amado “Samurai” reagiu muito hospitaleiramente… Não resmungou e não demonstrou ciúmes ou tristeza… Acho que ele até gostou, depois de tantos anos, de ter uma companhia “canina”… E eles são tão parecidos um com o outro…Parecem até “pai e filha”! (Rs…)
Bem que de vez em quando, a pequenina “Yuki” dá aquele “trabalho” pra ele, pertubando o seu sossego com suas “brincadeirinhas” festivas… E nisso vale até tapinhas de patinhas e mordidinhas…Coisas de “filhote”,né? (Rs…)
E enquanto todos nós tentamos “viver dignamente”, apesar dos transtornos das altas temperaturas deste nosso verão tão carioca, a vida continua fluindo de maneira vitoriosa, entre as intempéries do cotidiano e os pequenos e grandes milagres que iluminam a nossa caminhada…
E neste novo ano que chega,apesar das loucuras e tristezas do mundo lá fora, aqui dentro,entre os limites do nosso pequeno jardim, e no interior do meu coração, continuo mantendo a fé e a esperança acesas… Fé em tempos de dias mais suaves e floridos para toda a humanidade… Esperança nos seres humanos… Mesmo apesar de todos os nossos erros e desenganos… Pois acredito que no Coração de Deus sempre há esperança por nós!
Por isso, a minha oração de hoje, para o novo ano, é de que haja mais paz nos corações dos homens,mulheres e crianças de todo o mundo.
Paz, amor,solidariedade e sabedoria… Ingredientes básicos para uma vida melhor, mais justa, mais digna e mais saudável para todos os seres que compartilham conosco dessa grande aventura que é a vida neste maravilhoso planeta… E que durante todo este ano novo, tenhamos muitas oportunidades de fazer o bem e de ser “luz” para todos os seres vivos ao nosso redor.
E que o nosso “jardim interior” seja cada vez mais florido, iluminado e repleto de genuíno e imenso amor!
Que Deus abençoe e proteja à todos e que a paz habite sempre em cada solidário coração!!!
Para vocês, o meu grande e carinhoso abraço, e que possamos estar juntos durante todo o novo ano!!!
