Quantcast
Channel: se essa lua fosse minha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 111

No reino dos bem-te-vis…

$
0
0

DSCN1904

Há alguns dias atrás, uma chuvinha fina caía suavemente pelo quintal, quando da janela, o vi pousando por aqui…

Era mais um dos nossos costumeiros visitantes “bem-te-vis”, que todas as manhãs, aparecem no nosso quintal, trazendo seus alegres sons e graciosa presença  até nós.

E desde que nós colocamos a nossa “fonte dos anjinhos” no nosso pequeno jardim,percebemos logo que ela se tornou um dos cantinhos preferidos desses iluminados passarinhos.

Então, a cada singela manhã, eles aparecem para visitá-la, aproveitando para beber da água fresca borbulhante e também para um rápido banho… Momentos com certeza muito  agradáveis para esses alados bichinhos!

Mas todas as vezes que eu os via lá na fonte, se esbaldando naquela água limpa e fresquinha, corria pra pegar a máquina fotográfica, mas sempre que eu voltava, eles já haviam desaparecido através do ar alvo e leve da manhã…

DSCN1894

Mas dessa vez, para o meu contentamento, como por um milagre ou encanto, tudo foi diferente:

Naquela manhã de maio, retornei ansiosa à varanda,  com a máquina fotográfica nas mãos, e para o meu espanto, o bem-te-vi ainda estava lá na fonte!

E eu achei tudo tão curioso, como se naquele dia, ele estivesse por lá me esperando…

Tão lindo e gracioso, empoleirado,  com jeitinho todo faceiro, na cabeça de um dos belos “anjinhos” da fonte…  Ah, essas coisas misteriosas do mundo dos passarinhos!  (Rs…)

DSCN1902

E como eu amo esses queridos seres alados, que sempre nos surpreendem e enchem a nosso cotidiano daquela grata e espontânea alegria!

Gosto de todos eles, sejam bem-te-vis, sabiás, sanhaços ou pequeninas rolinhas. Mas confesso que tenho um certo fascínio por esses “atrevidos”   bem-te-vis, cuja coragem imensa já fui testemunha, vendo-os colocar até gavião grande pra correr daqui…(Rs…)

E desconfio aqui com meus botões, que os “bem-te-vis” são muito  inteligentes, e entendem mais de “gente” do que nós imaginamos…

Espertos, rápidos e extrovertidos, muitas vezes parecem até mesmo adivinhar os nossos humanos pensamentos! (Rs…)

Então, naquela manhã, mesmo apesar da chuva bem fininha e fria, ele resolveu ficar vários minutos por lá, tomando bastante água e relaxando com a tranquilidade daquela hora do dia.

E eu quietinha,  meio escondida na varanda, fiquei também por ali, me alegrando com a companhia daquele encantador passarinho. E é claro, aproveitando para registrar aqueles preciosos minutos de puro encantamento… Havia tantos dias que eu sonhava com aquela oportunidade mágica!

DSCN1896

Momentos de valiosa alegria nesse nosso reino de tantos “bem-te-vis” encantados!

DSCN1906

Conhecidos pela sua alta capacidade de adaptação, os “bem-te-vis” podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes, e seja nos centros urbanos ou nas matas, eles sempre conseguem encontrar uma maneira de viver, uma vez que sua alimentação pode ser bem diversificada, se alimentando desde insetos, frutas ou até mesmo de ração de cachorros ( ! ) Fato que observamos todos os dias aqui em nossa casa… Que o diga o nosso cachorro “Samurai”! (Rs…)

DSCN1910

Habitantes da América Latina em geral, atualmente podem ser encontrados até mesmo em outros países, como no sul dos Estados Unidos, onde recebem o engraçado nome de “Kiscadi”.  Com certeza, mais um nome decorrente da sua genuína e inconfundível sonoridade.

DSCN1917

São aves monogâmicas (costumam ser fiéis aos seus companheiros), e mamãe e papai bem-te-vis costumam se revezar nos cuidados com seus filhotinhos. Em geral colocam de 3 à 4 ovinhos por ninhada. Por aqui, já os vi fazerem ninhos até nos postes de iluminação da rua… Pelo jeito,não se intimidam nem em morar diante de uma grande fonte de luz humana… (Rs…)

Realmente são passarinhos adoráveis e nossos leais companheiros na jornada do nosso dia a dia. Por isso, é raro passarmos um dia inteiro sem escutar o conhecido “chamado” deles… “Bem-te-vi”, “Bem-te-vi”… Uma cantiga que sempre ecoa alegremente através do nosso quintal…

DSCN1912

E então, naquela mágica manhã, tão surpeendente como chegou, o nosso gracioso “bem-te-vi” da fonte, se despediu de mim e foi pousar contente lá na antena do telhado do nosso vizinho…

Livre e feliz como apenas certos “bem-te-vis” sabem ser…

DSCN2070

Enquanto eu, encantada e agradecida, fiquei ainda alguns minutos na varanda, refletindo sobre a preciosidade de certos momentos, que apesar da sua simplicidade, deixam uma imensa felicidade nos nossos corações.

E hoje,posso dizer , que naquela manhã de outono, de chuva fina e fria , um pequeno “bem-te-vi” apareceu e fez brilhar raios de sol nos meus olhos… Um pequenino presente de Deus pra alegrar a minha alma de criança!

DSCN1922

Beijos carinhosos dos passarinhos daqui!!!

fr-flower-butterfly-teresamsg1



Viewing all articles
Browse latest Browse all 111