Depois de dias tão chuvosos e cinzentos, eis que o sol anda brilhando novamente sobre o nosso cantinho carioca.
Verdade que é ainda um solzinho mais fraquinho, acanhado e desconfiado, e que anda acompanhado de certas nuvens de carinha duvidosa, mas pelo menos já vale como uma suave trégua, nesse impasse de sempre, entre a nossa fragilidade humana e a natureza impetuosa.
E embora por aqui, a maioria das plantas e muitos animais, apreciem os dias mais chuvosos, fico cá contente em poder retornar às nossas atividades “jardineiras” com mais conforto e calma.
Então, pensei comigo mesma, por que não animar e colorir ainda mais o nosso pequeno jardim com aquele toque “natalino” todo especial?
Com certeza, mais um bom motivo pra convidar os meus meninos para participarem de mais momentos juntos à nossa natureza e despertar neles o bom “espírito de Natal”.
E compartilhando de alguns enfeites do Natal passado, a nossa primeira plantinha a ser enfeitada foi a nossa querida “Filó”, que na realidade é um pequeno arbusto de “Ficus”, que está conosco já fazem alguns anos. Desde que a vi pela primeira vez, batizei-a com o nome de uma de minhas bisavós maternas(no caso,Filomena) e ficamos muito amigas! (Rs…)
Mas como a nossa Filó andou meio tristinha e desanimada, devido à um repentino ataque de formigas vorazes, e perdeu muitas de suas belas folhas, resolvemos alegrá-la com algumas bolinhas coloridas e brilhantes… Uma idéia deliciosa!(Rs…)
Na verdade, não sei se ela aprovou mesmo a nossa idéia, mas o meu filho David adorou enfeitar os seus galhinhos…(Rs…)
E como à pouco tempo atrás andei forrando a superfície de alguns vasos das nossas plantinhas com pedrinhas brancas, achei que ficaria bonito “fazer de conta” que era “neve carioca”, e colocar umas “casinhas natalinas” pra enfeitar mais um pouquinho… Enquanto outra chuva não vem,é claro! (Rs…)
Também convidei até uns “anjinhos” para trazer aquele lindo encanto natalino…
Achei que ficou tão lindinho… (Rs…)
Mas para as outras plantinhas não ficarem tristinhas, resolvemos ampliar a nossa festiva decoração de Natal…
E a segunda “felizarda” a ganhar os seus enfeites foi a nossa jovem “rosa do deserto” , que apesar do pequeno tamanho, já nos deu uma bela floração no mês passado.
E lá se foram mais algumas “bolinhas encantadas” para colorir a sua “neve carioca”! (Rs…)
Dessa vez, reutilizamos umas bolas que já estavam com os bocais quebrados, mas que ficaram ótimas e lindas, com os pequenos “defeitos” escondidos no solo…Quem disse que “bolas de Natal” quebradas devem ser jogadas fora? Ficam muito interessantes mesmo enfeitando um vasinho de planta!
E lá fomos nós soltando a nossa imaginação de criança…(Rs…)
Um vaso de folhagem com a beiradinha quebrada, num instante virou uma típica cena natalina, com direito à “cerca enfeitada”, “luminária romântica”, “miniatura de pinheiro” e até um “boneco de neve carioca”! (Rs…)
Uma verdadeira mágica, que só quem tem o coração de criança pode ver! (Rs…)
E até o nosso jovem pézinho de erva cidreira ganhou seu enfeite: Duas casinhas natalinas e pinheirinho sobre a neve carioca!
Uma cena bem engraçada,com o “fundo tropical” repleto de nossas antigas helicônias! Coisas do Brasil ! (Rs…)
Mais uma pequena “magia” aqui do nosso querido jardim!
Já estava anoitecendo, quando para completar, convoquei o “Zé Abelinha” para receber os nossos futuros convidados, e ele logo trouxe com ele as nossas novas bromélias floridas e até o “Papai-Noel” em miniatura… Com certeza, uma bela comitiva de recepção Natalina! (Rs…)
O “Papai Noel” sempre muito animado e simpático, encantando as crianças de todas as idades e tamanho… Mas aqui no nosso jardim, ele só presenteia com plantinhas e flores! (Rs…)
As belas bromélias esbanjando beleza e puro encanto, devidamente enfeitadas com mais algumas bolinhas coloridas… Sempre pura poesia nas suas formas e flores!
Mesmo as plantinhas tropicais sabem como ninguém ajudar a enfeitar um Natal, seja ele onde for, em qualquer lugar do mundo!
Então, enquanto a noite caía e as luzes se acendiam ao longe, os grilos e os sapinhos ao nosso redor começaram as suas noturnas cantigas. Mas aqui no nosso jardim, os nossos corações se iluminavam e os nossos olhos sorriam em meio à este nosso querido pedacinho no mundo…
Apenas um pequeno e singelo jardim, onde seja no Natal ou em qualquer época do ano, plantamos nossas esperanças, alegrias e sonhos, e onde recebemos sempre em troca o aconchego de nossas plantinhas e suas flores, e a doce sensação de paz e harmonia contida em cada lindo e especial dia de Natal…
E para todos vocês, queridas amigas e queridos amigos que nos acompanham por aqui, envio o nosso grande e carinhoso abraço natalino, repleto das alegrias e das “mágicas” cotidianas de cada singelo jardim!”
